loader image

Composição Musical &
Análise e Técnicas de Composição

Ateliê de Composição Musical

Aulas de Harmonia ou Contraponto

Aulas de Análise e Técnicas de Composição

Aulas Individuais de Composição Musical

As Aulas de Composição Musical e de Análise e Técnicas de Composição cultivam a criatividade responsável apoiada em conhecimentos técnicos e no estudo de técnicas composicionais.

Nossas atividades trabalham harmonia, contraponto, análise musical, forma, teoria da música, criatividade, história da música, psicanálise e estética, além de outros conteúdos que podem ser úteis à produção musical e à criatividade.

Visamos que os alunos possam desenvolver os seus conhecimentos técnicos e teóricos e, também, a sua prática composicional, sempre com o objetivo de produzir música e ter prazer com esta produção.

3 princípios fundamentais

1. Sólidos conhecimentos em música, oferecendo um ensino especializado e atualizado para todas as pessoas;

2. Relações humanas qualificadas, sempre atentos ao singular de cada aluno;

3. Técnicas de estudo e de concentração, ferramentas fundamentais para o bom desempenho ao piano e nas demais áreas da vida.

4 Momentos de Aprendizagem

Cada aluno constrói as suas aulas a partir dos 4 momentos de aprendizagem.
O professor orienta essa construção buscando a maneira mais conveniente, produtiva, intensa e profunda possível.

  1. aulas em direto
  2. apoio ao estudo
  3. aulas extras
  4. concertos

Valor Singular

O valor da mensalidade é estabelecido em conjunto com cada aluno.
Ou seja, professor e o aluno conversam e constroem juntos o valor da mensalidade que engloba todos os momentos de aprendizagem.

Vamos elaborar um valor específico para si…

O Professor

Gilson Beck é o professor, compositor e pianista. Tem experiência no ensino presencial e online desde 2006.

Ele possui o Mestrado em Música pela Universidade de Évora e estuda Psicanálise na Antena do Campo Freudiano (Lisboa, Portugal) e na Section Clinique de Nantes (Nantes, França).

A Nós Bobôs
Escola de Música

A Nós Bobôs consiste numa proposta cultural online que tem como objetivo fazer chegar o Ensino da Música e a Cultura ao maior número de pessoas.

Foi criada por um grupo de professores que possuem formação académica e artística internacional.
Com sede em Lisboa (Portugal), atende alunos em português, francês e inglês.

Os Modos e a Música Modal

Mini-curso de iniciação

O Mini-curso

Este mini-curso é um momento para explorarmos a música modal, principalmente nas técnicas aplicadas na organização das notas (material), na construção melódica e na estruturação musical.

Abordaremos desde noções básicas sobre os modos gregos e eclesiásticos, passando pelas polarizações (finalis e cofinalis), na estruturação das melodias, na construção polifónica e harmónica, terminando na estruturação formal e na conceção de forma das músicas modais.

As Aulas são aulas em grupo para estudar as técnicas que contribuem à composição e à prática musical de cada aluno.

Horário e local

Toda 4a-feira
18h Brasil
22h Portugal

Os encontros começam no dia 19 de Outubro.
Serão feitos via Zoom, uma vez por semana e têm duração de 90 minutos.

Os objetivos e o tema de estudo atual

Pretendemos abordar as técnicas básicas da musica modal, as técnicas de harmonização e de polifonia, as técnicas de elaboração dos modos e da análise harmónica e, por fim, as técnicas de construção melódica e de estruturação formal.

Isso possibilita que cada aluno aprimore suas habilidades musicais e compreenda o discurso musical do modalismo.

Daremos ênfase, também, à análise de música de outros compositores, desde o canto gregoriano, passando pela música medieval e renascentista e terminando com a música modal contemporânea.

Também abordaremos as composições que os alunos produzirem durante o mini-curso. Isso possibilita que cada um utilize as ferramentas estudadas e observe na prática o seu funcionamento.

Os Conteúdos

  • Qual é o conceito de música modal
  • Quais são as particularidades da música modal
  • O que são Modos
  • Quais modos existem
  • Construção de melodias
  • Finalis e Cofinalis
  • Polarizações e cadências
  • Construção e condução harmónica
  • Construção polifónica
  • Encadeamentos harmónicos do modalismo
  • A construção e a conceção da forma musical

A Metodologia

O objetivo de estudar Análise e Técnicas de Composição (ATC) é que o aluno adquira conhecimento técnico para compor e analisar músicas diversas, sendo capaz de perceber a sua construção e propor interpretações e realizações.

Neste mini-curso abordaremos as questões e conteúdos relativos à música modal.
Para isso, seguiremos 3 caminhos principais:

  1. Estudo teórico dos conteúdos;
  2. Análise de composições;
  3. Prática composicional.

O estudo de técnicas de composição visa a construção de ferramentas composicionais e de execução musical. Estas ferramentas facilitam a obtenção dos resultados estéticos e artísticos desejados na composição e na performance.

Ao analisar as músicas e as técnicas composicionais de outros compositores, o aluno observa os processos de criação e organização musical, aumentando os seus recursos expressivos, ampliando suas ferramentas composicionais, aguçando a sua criatividade, refinando o seu julgamento musical e desenvolvendo o seu senso estético.

O estudo da estética e da psicanálise servem para que os alunos aumentem sua capacidade argumentativa e a sua clareza dos conceitos e propostas musicais existentes, visando sustentar as suas próprias propostas estéticas.

Aulas de Harmonia ou Contraponto

Análise e Técnicas de Composição

As Aulas de Harmonia

A Harmonia é parte integrante das aulas de Análise e Técnicas de Composição (ATC), tal como o contraponto, a análise musical e o estudo de estilos.

As Aulas são aulas em grupo para estudar as técnicas que contribuem à composição e à prática musical.

Elas acontecem uma vez por semana com horário fixo, por Zoom, e têm duração de aproximadamente 90 minutos.

Os encontros começarão no dia 20 de Novembro e acontecerão todos os Sábados, às 13h de Portugal e às 10h do Brasil.

Os objetivos e o tema de estudo atual

Pretendemos abordar as técnicas básicas de harmonização e análise harmónica, possibilitando que o aluno aprimore suas habilidades musicais e compreenda o discurso musical.

De maneira geral, podemos tomar como apoio o livro «Teoria da Harmonia» de Arnold Schoenberg e sobre os conceitos de Harmonia Funcional segundo Diether de la Motte.

A Metodologia

O objetivo de estudar Análise e Técnicas de Composição (ATC) é que o aluno adquira conhecimento técnico para compor e analisar músicas diversas, sendo capaz de perceber a sua construção e propor interpretações e realizações.

Assim, estudamos:

  • Harmonia
  • Contraponto
  • Teoria da música
  • Estilos e períodos históricos
  • História da música
  • Estética
  • Psicanálise

O estudo de técnicas de composição visa a construção de ferramentas composicionais e de execução musical. Estas ferramentas facilitam a obtenção dos resultados estéticos e artísticos desejados na composição e na performance.

Ao analisar as músicas e as técnicas composicionais de outros compositores, o aluno observa os processos de criação e organização musical, aumentando os seus recursos expressivos, ampliando suas ferramentas composicionais, aguçando a sua criatividade, refinando o seu julgamento musical e desenvolvendo o seu senso estético.

O estudo da estética e da psicanálise servem para que os alunos aumentem sua capacidade argumentativa e a sua clareza dos conceitos e propostas musicais existentes, visando sustentar as suas próprias propostas estéticas.

Ateliê de Composição Musical

Pelo prazer da criação e da partilha

Os Ateliês de Composição Musical

Os Ateliês de Composição Musical são aulas em grupo de intensa produção criativa, de trocas culturais e de construção de estilos composicionais.

Elas acontecem uma vez por semana com horário fixo, por Zoom, e têm duração de aproximadamente 90 minutos.

Visamos a produção composicional própria de cada aluno, buscando um estilo singular que reflita a sua vivência musical e extra musical. Além disso, enriquecemos a cultura musical com análise de músicas de outros compositores.

Assim, os ateliês de composição são momentos de construção de um pensamento e de uma prática musical, são momentos de nutrir a criatividade responsável e de uma proposta estética de vida.

Datas e Horários

O horário é definido com os alunos interessados.
🇵🇹 – 🇧🇷

Outros horários podem ser adicionados de acordo com a vontade e necessidade dos alunos.

Via Zoom – nosbobos.com/zoom

Também há o grupo de trabalho pelo WhatsApp onde acontecem trocas constantes e organizadas exclusivamente sobre os assuntos e os conteúdos ligados ao Ateliê. O acesso é exclusivo aos participantes ativos.

Valor

O valor da mensalidade é estabelecido em conjunto com cada aluno.
Ou seja, professor e o aluno conversam e constroem juntos o valor da mensalidade que engloba todos os momentos de aprendizagem.

Entre em contacto e vamos elaborar um valor específico para si…

A Metodologia do Ateliês de Composição

Objetivos gerais

Visamos a produção composicional própria de cada aluno, buscando um estilo singular que reflita a sua vivência musical e extra musical.
Sendo assim, as oficinas são feitas a partir do material composicional de cada aluno. Pode ser enriquecida com análises de músicas de outros compositores, com o debate de ideias e propostas estéticas e, também, com o estudo específico de técnicas composicionais.

O foco dos Ateliês

O professor auxilia o aluno no seu percurso, dando apoio e orientação para:

  • instigar a produção;
  • criar um ambiente seguro e acolhedor para a superação de inibições;
  • sistematizar a sua proposta estética em conjunto com o aluno e auxiliá-lo a responsabilizar-se pela sua escolha estética;
  • acompanhar as descobertas e o desenvolvimento do estilo;
  • contribuir à sustentação no mundo do estilo musical desenvolvido pelo aluno.

Análise e técnicas de composição

Também estudamos músicas de outros compositores e outras disciplinas associadas à criação (harmonia, contraponto, estética, psicanálise, teoria da música) para a construção de ferramentas composicionais e estéticas que aprimorem o trabalho composicional de cada aluno.

Ateliês em grupo

O contacto com os colegas é enriquecedor pois permite a cada aluno:

  • apresentar as suas próprias propostas;
  • receber observações musicais cuidadosas e relevantes ao seu desenvolvimento pessoal;
  • entrar em contacto com a diversidade de estilos;
  • acompanhar os processo de composição e de construção das músicas dos colegas;
  • questionar e observar as escolhas estéticas e técnicas.

Criatividade responsável e estética de vida

Por isso, visamos não só formar e ensinar, mas também promover relações interpessoais baseadas na cooperação, na empatia, na responsabilidade e, principalmente, no respeito e no cuidado por si próprio e pelos outros. Também fomentamos a criatividade responsável e a responsabilidade criativa, incentivando que cada aluno elabore o seu próprio estilo, se responsabilize por ele e o coloque em produção.

Assim, os ateliês de composição são momentos de construção de um pensamento, de uma prática musical e de uma proposta estética de vida.

Aulas Individuais
de Composição Musical

Técnicas de Composição e Criatividade

Aulas Individuais de Composição Musical

As aulas individuais servem para dar suporte aos processos individuais dos alunos. Ou seja, visam acompanhar a realização de propostas específicas e com objetivos claros, delimitados ou com prazos (provas de admissão à universidade, preparação para concursos diversos e outras situações específicas).

Dessa maneira, construímos as aulas de acordo com a intenção do aluno (ou do pequeno grupo). O conteúdo das aulas é escolhido para atender a sua vontade e a sua necessidade. O professor ajuda e orienta os alunos nessa escolha para que se construa um curso adequado ao desejo de cada um.

Assim, desenhamos as propostas especificamente para cada aluno, da maneira mais conveniente, produtiva, intensa e profunda possível.
As aulas individuais acontecem uma vez por semana com horário fixo, por WhatsApp ou Zoom, e têm duração específica para cada aluno – normalmente entre 45 e 90 minutos (tempo lógico).

Os 4 Momentos
de Aprendizagem

A combinação perfeita para cada aluno conforme seus desejos e objetivos

O nosso ensino de Composição Musical tem 4 momentos de aprendizagem que são combinados para cada aluno: aulas em direto, apoio ao estudo, aulas extras e concertos.

Os alunos podem escolher de quais momentos participar, de acordo com a sua vontade e seu plano de estudos. O professor ajuda e orienta o aluno para que se construa um plano de estudos adequado ao seu desejo, buscando sempre a maneira mais conveniente, produtiva, intensa e profunda possível.

1. Aulas em direto

Encontros semanais por vídeo-chamada onde o aluno é atendido em contacto direto com o professor.

Os Ateliês de Composição Musical ou de Análise e Técnicas de Composição acontecem uma vez por semana com horário fixo, via Zoom, e têm duração de aproximadamente 90 minutos.

As Aulas Individuais acontecem em horário fixo em dias a combinar com o aluno. Podem ser por WhatsApp ou Zoom, e têm duração específica para cada aluno podendo variar entre 45 e 90 minutos, dependendo do caso (tempo lógico).

2. Apoio ao estudo

O Professor está disponível todos os dias da semana para auxiliar os alunos.

Este mecanismo serve para resolver as dúvidas e dificuldades no estudo e na produção, proporcionando cuidado profundo e próximo do aluno. É feito por textos, áudios e vídeos através do WhatsApp, SMS ou e-mail. O professor responde em até 24 horas.

Também há o grupo de WhatsApp da Oficina de Composição Musical. Lá, os alunos podem trocar informações, esclarecer dúvidas, partilhar os processos composicionais, partilhar músicas…

Enfim, é o espaço do convívio, das trocas técnicas e da construções estéticas.

3. Aulas extras

Conforme a necessidade de cada aluno, sem custo adicional à mensalidade.

É possível fazer mais de uma aula por semana sem cobrança adicional à mensalidade.
As Aulas Extras servem para aproveitar alguma situação relevante ao desenvolvimento do aluno.

4. Concertos

Apresentação pública da produção dos alunos.

Via Zoom, os alunos apresentam a sua produção para os seus convidados, principalmente pelo prazer de compartilhar a sua música.

O concerto é facultativo, todavia é um processo importante. A apresentação pública é o ponto culminante do estudo: o acto de fazer música.

Inscrição e Contacto

Pedimos que preencha as informações abaixo.

Se preferir, pode contactar pelo +351 912 104 122 (Telemóvel/WhatsApp).

O Professor

O professor tem sólida formação em música e mantém uma ativa produção artística, com obras premiadas em concursos de composição musical.

As suas aulas primam pelo cuidado técnico, estético e didático, com um olhar atento às relações humanas.

Gilson Beck

Gilson Beck

É pianista, compositor e professor.

Trabalha desde 2006 com o Ensino Online e com o Ensino de Música, nomeadamente Piano, Formação Musical e Composição.

É Mestre em Composição Musical, foi premiado três vezes consecutivas pela Fundação Nacional das Artes e utiliza as tecnologias digitais na sua produção artística.

Começou a trabalhar em Portugal em 2009, no âmbito do Ensino Artístico Especializado.
Nesse contexto de ensino público em Portugal, desenvolveu as conceções que sustentam a Nós Bobôs.

Trabalhou com Ensino Online na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre 2006 e 2012, onde fez parte da primeira equipa de Tutores Virtuais do curso de Licenciatura à Distância em Música, no programa de educação à distância.

Recebeu o «Prêmio Funarte de Composição Clássica» 3 vezes consecutivas (2010, 2012 e 2014) com as suas composições.

Tem o Mestrado em Composição Musical pela Universidade de Évora e a licenciatura na Universidade de Campinas/Escola Superior de Música de Lisboa. Além disso, teve aulas privadas com o compositor Almeida Prado.

No seu trabalho de mestrado, desenvolveu uma técnica de composição musical relacionada com a Psicanálise Lacaniana e com a teoria dos Nós (Nó Borromeano).

Com o intuito de perceber melhor as formas de relações humanas, estuda Psicanálise na Antena do Campo Freudiano (ACF-Portugal, Lisboa). Além disso, mantém oficinas e mini-cursos de Escuta Empática na Educação e uma Roda de Parentalidade.

Vídeos

Composições do Professor

Exsangue II

Para 7 violoncelos.
Obra em estreia mundial, vencedora do Prêmio Funarte de Composição Clássica em 2012.

Compositor: Gilson Beck
Diretor artístico e regente: Kayami Satomi
Intérpretes: UDI Cello Ensemble (Gabriel Gonçalves, Isaac Andradem Paulo Arruda, Eder Belchior, Brunno Thayer, William Neves, Ezequiel Urbano)

Ed Natura Taurus

Improvisação orientada inspirada nas características do signo de Touro.
Piano e criação: Gilson Beck

Samambaia (Vitral nº1)

Para piano solo

Piano: Eduardo Tagliatti