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Aulas de Orquestração e Instrumentação

Os instrumentos, a orquestra e a música instrumental.

Para conhecer as características dos instrumentos e as técnicas de composição com os diversos grupos instrumentais.

Aulas de Orquestração e Instrumentação


Um ateliê sobre os instrumentos, a orquestra e a música instrumental.

Módulo actual:

Instrumentos de Cordas

De Fevereiro a Julho de 2024

Em 6 meses, trabalharemos os instrumentos da família das cordas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Também trabalharemos os grupos de câmara e orquestras compostas por estes instrumentos: duo, trio, quarteto e quinteto de cordas e a orquestra de cordas.

Horário

Os encontros acontecerão em grupo, uma vez por semana, com duração de 2 horas cada encontro.
A duração do curso será de Fevereiro e Julho de 2024 (6 meses).

O horário será:
Toda 3a-feira
BR: das 18h às 20h
PT: das 21h às 23h – após 1o de Abril, das 22h às 24h

Outras turmas com novos horários podem ser criados de acordo com a necessidade e os interesses dos alunos.

As aulas começam no dia 20 de Fevereiro.

Visão geral

Nas aulas de Orquestração e Instrumentação Musical, trabalharemos em três áreas:

  1. Instrumentação: os conhecimentos básicos sobre os instrumentos musicais.
  2. Orquestração: Os conceitos e técnicas básicas das combinações dos instrumentos musicais.
  3. Técnicas de composição e arranjo: Os conhecimentos básicos e aprofundados das técnicas de escrita da linguagem e das estruturas musicais.

Estas aulas são destinadas a músicos e estudantes de música de todos os níveis de experiência, desde iniciantes na orquestração até aqueles que desejam aprimorar suas habilidades.

3 focos de trabalho

Instrumentação

No âmbito da Instrumentação Musical, desenvolveremos a compreensão profunda dos diferentes instrumentos.

Faremos o estudo minucioso de cada instrumento e de cada família de instrumentos, explorando as características individuais, as extensões e as capacidades expressivas.

O aluno aprenderá como escrever para cada instrumento dos naipes de cordas, sopros, metais, percussão e, também, para outros instrumentos, entendendo suas particularidades. Exploraremos as possibilidades sonoras e composicionais de cada um e, também, trabalharemos as técnicas de composição e de escrita musical aplicáveis a cada um deles.

Orquestração

No âmbito da orquestração, trabalharemos como distribuir o material musical nos naipes orquestrais, como seleccionar os instrumentos correctos e as combinações mais eficazes para atingir o efeito sonoro desejado, como explorar a variação da massa orquestral e a criação de timbres.

Observaremos a escrita musical para os diversos grupos instrumentais com o objectivo de aprender as técnicas para combinar instrumentos, criar texturas orquestrais e utilizar a orquestração para incitar emoções e contar histórias.

Técnicas de Composição e Arranjo

No âmbito das Técnicas de Composição, exploraremos os fundamentos da composição musical.
Através do estudo teórico, de exercícios práticos e de estudos de caso, aprenderemos a estruturar as ideias musicais, a criar melodias, a desenvolver o percurso harmónico e a gerir a forma.

Estudaremos harmonia, contraponto, condução de vozes, centros e polarizações, condução de notas estruturantes e concepção formal.

Aprenderemos os princípios fundamentais da linguagem musical para que cada aluno aprimore as suas habilidades de composição e seja capaz de manejar as estruturas musicais para conduzir as sensações e as emoções na música.

Valor

Inscrição

A incrição pode ser feita até 16 de Fevereiro.
O valor da inscrição é de R$ 50 ou de 10€.

O valor da inscrição, que deve ser pago até o dia 16 de Fevereiro, será a confirmaçao do interesse e do envolvimento do aluno.
Também serve para organizar e testar o método de pagamento escolhido (que será o mesmo das mensalidades).

Pedimos que faça com a maior antecedência possível para que possamos nos conhecer antecipadamente e organizar as aulas de acordo com os níveis, interesses e necessidades de cada aluno.

Mensalidade

O valor da mensalidade é singular para cada aluno e é estabelecido em conjunto com cada aluno. Ou seja, o aluno pode escolher o valor que consegue pagar dentro do mínimo e do máximo que é proposto.

Sugiro 4 tipos de valor como guia para a escolha, que podem ser alterados conforme as possibilidade de cada aluno.

Peço que cada um busque um valor que seja possível pagar e que contribua com a minha vida de uma maneira consistente e generosa.

Sugestão de valores:

  • Brasil:
    entre R$ 150 e R$ 450 por mês
    • Valor mínimo: R$ 150
    • Valor reduzido: R$ 250
    • Valor inteiro: R$ 350
    • Valor solidário: R$ 450
  • Portugal:
    entre 50€ e 130€ por mês
    • Valor mínimo: 50€
    • Valor reduzido: 70€
    • Valor inteiro: 100€
    • Valor solidário: 130€

Sobre o valor mínimo:
Use o valor mínimo apenas se for realmente necessário na sua condição financeira actual.

Clique baixo para fazer a sua inscrição e escolher o valor.
Se precisar de ajuda, entre em contacto e vamos elaborar juntos o valor da sua mensalidade.

O pagamento da mensalidade

O pagamento da mensalidade será feito durante os 6 meses do curso.

O primeiro dia de aula é o dia de referência para o pagamento.
Por exemplo, se as aulas começam no dia 10, o aluno pagará a mensalidade todo dia 10.

O primeiro pagamento deve ser feito na semana após o primeiro dia de aula e as mensalidades seguintes no dia combinado.

Em nosbobos.com/banco tem as informações bancárias para o pgamento.

Metodologia

A metodologia das aulas de Orquestração Musical é construída para transmitir sólidos conhecimentos de música e buscar o que há de singular em cada aluno.

Ao final de cada ciclo, queremos que o aluno esteja apto a escrever com confiança e criatividade para uma ampla gama de instrumentos. Poderá explorar a essência e a expressão dos instrumentos musicais de forma autêntica e envolvente.

Também terá desenvolvido uma compreensão sólida dos elementos fundamentais da orquestração e estará preparado para criar arranjos e composições para grupos instrumentais diversos, incluindo a orquestra.

Trabalharemos em 3 âmbitos:

Exposição teórica

Abordaremos as características de cada instrumento e de cada grupo instrumental.

O objectivo é que o alunos seja capaz de dominar os conceitos essenciais da combinação de instrumentos e da orquestração, além de dominar as características essências de funcionamento e execução de cada instrumento em particular.

Análise de composições

A análise de composições de outros compositores serve para observar os usos, as possibilidades técnicas e os exemplos práticos.

Ao analisar e estudar obras clássicas e contemporâneas, podemos observar, aprender e sistematizar as técnicas de orquestração utilizada por compositores experientes, criando a possibilidade de utilizá-las nas produção musical própria.

Orientação do trabalho individual

Orientaremos o trabalho individual dos alunos: composições, arranjos, adaptações ou exercícios.

Exploraremos técnicas de adaptação e arranjo, aprendendo a organizar as composições para as diferentes formações orquestrais, ampliando o repertório de ferramentas musical.

A produção individual é fundamental para aplicar o conhecimento na realidade da criação e do arranjo. Também é importante para por esta produção em relação e receber feedback dos colegas e do professor.

Conteúdos gerais

Curso completo de Orquestração e Intrumentação

  1. Introdução sobre instrumentação e orquestração.
  2. A escrita para os instrumentos: estudos de instrumentação.
  3. A escrita para os grupos: estudos de orquestração.

Cordas

  • Violino
  • Viola
  • Violoncelo
  • Contrabaixo

Madeiras (sopros)

  • Flauta
  • Piccolo
  • Oboé
  • Corne inglês
  • Clarinete
  • Fagote

Metais

  • Trompa
  • Trompete
  • Trombone
  • Tuba

Percussão

  • Tímpanos
  • Xilofone
  • Bateria (incluindo tambores, pratos, pandeiros, entre outros)
  • Marimba
  • Vibrafone
  • Glockenspiel

Outros

  • Piano
  • Órgão
  • Guitarra clássica (violão)

Os 4 Momentos
de Aprendizagem


A combinação perfeita para cada aluno conforme seus desejos e objetivos

4 Momentos de Aprendizagem

Cada aluno constrói as suas aulas a partir dos 4 momentos de aprendizagem.
O professor orienta essa construção buscando a maneira mais conveniente, produtiva, intensa e profunda possível.

  1. aulas em direto
  2. apoio ao estudo
  3. aulas extras
  4. concertos

O nosso ensino de Composição Musical tem 4 momentos de aprendizagem que são combinados para cada aluno: aulas em direto, apoio ao estudo, aulas extras e concertos.

Os alunos podem escolher de quais momentos participar, de acordo com a sua vontade e seu plano de estudos. O professor ajuda e orienta o aluno para que se construa um plano de estudos adequado ao seu desejo, buscando sempre a maneira mais conveniente, produtiva, intensa e profunda possível.

1. Aulas em direto

Encontros semanais por vídeo-chamada onde o aluno é atendido em contacto direto com o professor.

Os Ateliês de Composição Musical ou de Análise e Técnicas de Composição acontecem uma vez por semana com horário fixo, via Zoom, e têm duração de aproximadamente 90 minutos.

As Aulas Individuais acontecem em horário fixo em dias a combinar com o aluno. Podem ser por WhatsApp ou Zoom, e têm duração específica para cada aluno podendo variar entre 45 e 90 minutos, dependendo do caso (tempo lógico).

2. Apoio ao estudo

O Professor está disponível todos os dias da semana para auxiliar os alunos.

Este mecanismo serve para resolver as dúvidas e dificuldades no estudo e na produção, proporcionando cuidado profundo e próximo do aluno. É feito por textos, áudios e vídeos através do WhatsApp, SMS ou e-mail. O professor responde em até 24 horas.

Também há o grupo de WhatsApp da Oficina de Composição Musical. Lá, os alunos podem trocar informações, esclarecer dúvidas, partilhar os processos composicionais, partilhar músicas…

Enfim, é o espaço do convívio, das trocas técnicas e da construções estéticas.

3. Aulas extras

Conforme a necessidade de cada aluno, sem custo adicional à mensalidade.

É possível fazer mais de uma aula por semana sem cobrança adicional à mensalidade.
As Aulas Extras servem para aproveitar alguma situação relevante ao desenvolvimento do aluno.

4. Concertos

Apresentação pública da produção dos alunos.

Via Zoom, os alunos apresentam a sua produção para os seus convidados, principalmente pelo prazer de compartilhar a sua música.

O concerto é facultativo, todavia é um processo importante. A apresentação pública é o ponto culminante do estudo: o acto de fazer música.

O Professor


O professor tem sólida formação em música e mantém uma ativa produção artística, com obras premiadas em concursos de composição musical.

As suas aulas primam pelo cuidado técnico, estético e didático, com um olhar atento às relações humanas.

Gilson Beck

É pianista, compositor e professor.

Trabalha desde 2006 com o Ensino Online e com o Ensino de Música, nomeadamente Piano, Formação Musical e Composição.

É Mestre em Composição Musical, foi premiado três vezes consecutivas pela Fundação Nacional das Artes e utiliza as tecnologias digitais na sua produção artística.

Começou a trabalhar em Portugal em 2009, no âmbito do Ensino Artístico Especializado.
Nesse contexto de ensino público em Portugal, desenvolveu as conceções que sustentam a Nós Bobôs.

Trabalhou com Ensino Online na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre 2006 e 2012, onde fez parte da primeira equipa de Tutores Virtuais do curso de Licenciatura à Distância em Música, no programa de educação à distância.

Recebeu o «Prêmio Funarte de Composição Clássica» 3 vezes consecutivas (2010, 2012 e 2014) com as suas composições.

Tem o Mestrado em Composição Musical pela Universidade de Évora e a licenciatura na Universidade de Campinas/Escola Superior de Música de Lisboa. Além disso, teve aulas privadas com o compositor Almeida Prado.

No seu trabalho de mestrado, desenvolveu uma técnica de composição musical relacionada com a Psicanálise Lacaniana e com a teoria dos Nós (Nó Borromeano).

Com o intuito de perceber melhor as formas de relações humanas, estuda Psicanálise na Antena do Campo Freudiano (ACF-Portugal, Lisboa). Além disso, mantém oficinas e mini-cursos de Escuta Empática na Educação e uma Roda de Parentalidade.

Vídeos


Composições do Professor

Après Rêverie

Para violino e piano.
Inspirada na composição «Rêverie» de Claude Debussy.

Compositor: Gilson Beck.
Edição de partitura e instrumentos virtuais: MuseScore.

Exsangue II

Para 7 violoncelos.
Obra em estreia mundial, vencedora do Prêmio Funarte de Composição Clássica em 2012.

Compositor: Gilson Beck.
Diretor artístico e regente: Kayami Satomi.
Intérpretes: UDI Cello Ensemble (Gabriel Gonçalves, Isaac Andradem Paulo Arruda, Eder Belchior, Brunno Thayer, William Neves, Ezequiel Urbano).

Ed Natura Taurus

Improvisação orientada inspirada nas características do signo de Touro.
Piano e criação: Gilson Beck.

Samambaia (Vitral nº1)

Para piano solo.

Piano: Eduardo Tagliatti.