Técnicas de Composição Musical
Harmonia, Contraponto, Estruturação e Análise Musical
Aulas Online em português, francês, inglês ou espanhol.
Aulas de Harmonia ou Contraponto
Técnicas de Composição
Aulas de Harmonia
Nova turma:
Fevereiro 2024
Estas aulas abordam os aspectos fundamentais da Harmonia de uma maneira profunda, consistente e de fácil compreensão.
O objetivo principal é ampliar a compreensão do fenómeno musical ao abordar as ferramentas indispensáveis à interprestação, à criação e à composição musical.
Destina-se a alunos de todos os níveis. Os alunos principiantes aprenderão os fundamentos da harmonia. Simultaneamente, os alunos intermediárias e avançados poderão se aprofundar com detalhes nos conceitos fundamentais e complexos da harmonia, além de explorá-la com rigor e clareza teórica.
Inscrições abertas
As inscrições estão abertas!
A nova turma que começa em Fevereiro de 2024
As inscrições estão abertas até o dia 16 de Fevereiro.
Este ciclo se realiza de Fevereiro a Julho de 2024.
Horário
Os encontros acontecerão em grupo, uma vez por semana, com duração de 2 horas cada encontro.
A duração do curso será de Fevereiro e Julho de 2024 (6 meses).
O horário será:
Toda 3a-feira
BR: das 8h às 10h
PT: das 11h às 13h – após 1o de Abril, das 12h às 14h
Outras turmas com novos horários podem ser criados de acordo com a necessidade e os interesses dos alunos.
As aulas começam no dia 20 de Fevereiro.
Os conteúdos
Abordaremos os conceitos fundamentais e avançados da Harmonia, com foco no tonalismo.
Utilizaremos como guia o livro «Linguagem Harmónica do Tonalismo» do compositor e professor Christopher Bochmann (Bochmann na Wikipedia – página pessoal do Bochmann).
Assim, os conteúdos serão:
- Princípios fundamentais da linguagem tonal
escalas, acordes, encadeamentos, hierarquia dos acordes numa tonalidade, cadência, rítmo harmónico - Normas para a harmonia a quatro vozes
equilíbrio e consistência vertical, identidade e independência de cada voz, criar linhas melódicas, direccionamento harmónico na frase - Harmonização de um baixo dado
- Harmonização de uma melodia dada
- Alargamento das ferramentas fundamentais
encadeamentos do tipo 1, síncopa harmónica, figuras rítmicas individualizadas - A segunda inversão
preparação e resolução da 4ª, localização da 2ª inversão, «2ª inversão de Cadência» - Dissonâncias ornamentais
ornamentos da subdivisão do ritmo harmónico, retardos, subdivisão da pulsação do rtimo harmónico - Dissonâncias integrais I: Acordes de Sétima
origens, resolução e realização - Dissonâncias integrais II: acordes de nona e acordes sem fundamental
- Compassos ternários, compassos compostos, flexibilização de restrições
- Tonalidades menores
a escala e os acordes da tonalidade menor, o tratamento dos 6º e 7º graus, cadências em tonalidades menores - Alterações cromáticas
alteração, resolução das notas alteradas, acordes cromáticos perigosos, ornamentos cromáticos, a falsa relação, alterações simultâneas da mesma nota - Acordes mais complexos: a pedal
acordes de 11ª e 13ª, acordes de notas agregadas, a sobreposição de funções de Dominante e Subdominante, a nota pedal, acordes ambíguos resultantes do uso da pedal - Modulações
o processo de modulação, tipos de modulação - Harmonia a outro número de vozes
- Realização instrumental
escrita para teclado, quarteto de cordas e orquestra clássica - Contraponto tonal
a independência das vozes, a coerência melódica, a imitação - A espiral das tonalidades
- Ritmo na linguagem tonal
Análise de 3 temas da música clássica - Frase na música tonal
- O Tonalismo como critério de estruturação formal
Barroco, Classicismo e Romantismo
Valor
Inscrição
A incrição pode ser feita até 16 de Fevereiro.
O valor da inscrição é de R$ 50 ou de 10€.
O valor da inscrição, que deve ser pago até o dia 16 de Fevereiro, será a confirmaçao do interesse e do envolvimento do aluno.
Também serve para organizar e testar o método de pagamento escolhido (que será o mesmo das mensalidades).
Pedimos que faça com a maior antecedência possível para que possamos nos conhecer antecipadamente e organizar as aulas de acordo com os níveis, interesses e necessidades de cada aluno.
Mensalidade
O valor da mensalidade é singular para cada aluno e é estabelecido em conjunto com cada aluno. Ou seja, o aluno pode escolher o valor que consegue pagar dentro do mínimo e do máximo que é proposto.
Sugiro 4 tipos de valor como guia para a escolha, que podem ser alterados conforme as possibilidade de cada aluno.
Peço que cada um busque um valor que seja possível pagar e que contribua com a minha vida de uma maneira consistente e generosa.
Sugestão de valores:
- Brasil:
entre R$ 150 e R$ 450 por mês- Valor mínimo: R$ 150
- Valor reduzido: R$ 250
- Valor inteiro: R$ 350
- Valor solidário: R$ 450
- Portugal:
entre 50€ e 130€ por mês- Valor mínimo: 50€
- Valor reduzido: 70€
- Valor inteiro: 100€
- Valor solidário: 130€
Sobre o valor mínimo:
Use o valor mínimo apenas se for realmente necessário na sua condição financeira actual.
Clique baixo para fazer a sua inscrição e escolher o valor.
Se precisar de ajuda, entre em contacto e vamos elaborar juntos o valor da sua mensalidade.
O pagamento da mensalidade
O pagamento da mensalidade será feito durante os 6 meses do curso.
O primeiro dia de aula é o dia de referência para o pagamento.
Por exemplo, se as aulas começam no dia 10, o aluno pagará a mensalidade todo dia 10.
O primeiro pagamento deve ser feito na semana após o primeiro dia de aula e as mensalidades seguintes no dia combinado.
Em nosbobos.com/banco tem as informações bancárias para o pgamento.
O livro «A Linguagem Harmónica do Tonalismo»
de Christopher Bochmann
Este livro é o primeiro de uma série de títulos editados pela Juventude Musical Portuguesa, com o fim de contribuir para o incremento da bibliografia do estudo da Música.
Destina-se a dotar todos os músicos (alunos, professores, instrumentistas, compositores e até melómanos) de um tratado de Harmonia cujo autor, por possuir uma larga experiência no domínio da pedagogia, tanto no estrangeiro como em Portugal, tem a seu crédito a formação de muitos dos nossos mais recentes compositores.
Conteúdos – Índice do livro
- Princípios fundamentais da linguagem tonal
- Escalas
- acordes
- encadeamentos
- hierarquia dos acordes numa tonalidade
- cadência
- rítmo harmónico
- Normas para a harmonia a quatro vozes
- criar um equilíbrio vertical
- conseguir uma consistência vertical
- clarificar a identidade individual de cada voz
- manter a independência de cada voz
- criar linhas melódicas com lógica horizontal
- manter o equilíbrio na combinação das quatro vozes
- conseguir um direccionamento harmónico na frase
- Harmonização de um baixo dado
- retrições iniciais
- processo de harmonização
- acordes perigosos
- progressões perigosas
- Harmonização de uma melodia dada
- Alargamento dos capítulos 3 e 4
- encadeamentos do tipo 1
- síncopa harmónica
- figuras rítmicas individualizadas
- A segunda inversão
- preparação e resolução da 4ª
- localização da 2ª inversão
- «2ª inversão de Cadência»
- Dissonâncias ornamentais
- ornamentos da subdivisão fraca do ritmo harmónico
- ornamentos da subdivisão forte do ritmo harmónico
- retardos
- ornamentos menos comuns da subdivisão fraca
- repercussões da subdivisão da pulsação do rtimo harmónico
- Dissonâncias integrais I: Acordes de Sétima
- origens dos acordes de 7ª
- Resolução do acorde de 7ª
- Realização dos acordes de 7ª
- Dissonâncias integrais II: acordes de nona e acordes sem fundamental
- acordes de 9ª
- acordes de 7ª sem dundamental
- acordes simples sem fundamental
- Compassos ternários, compassos compostos, flexibilização de restrições
- Tonalidades menores
- a escala e os acordes da tonalidade menor
- o tratamento dos 6º e 7º graus da escala
- cadências em tonalidades menores
- Alterações cromáticas
- alteração de notas integrais
- resolução das notas alteradas
- acordes cromáticos perigosos
- ornamentos cromáticos
- a falsa relação
- alterações simultâneas da mesma nota
- Acordes mais complexos: a pedal
- acordes de 11ª e 13ª
- acordes de notas agregadas
- a sobreposição de funções de Dominante e Subdominante
- a nota pedal
- acordes ambíguos resultantes do uso da pedal
- Modulações
- o processo de modulação
- modulação diatónica
- modulação cromática
- modulação enarmónica
- modulações mais complexas
- salto de tom
- Harmonia a outro número de vozes
- harmonia a menos de 4 vozes
- harmonia a mais de 4 vozes
- Realização instrumental
- escrita para teclado
- escrita para quarteto de cordas
- escrita para orquestra clássica
- Contraponto tonal
- a independência das vozes
- a coerência melódica
- a imitação
- A espiral das tonalidades
- Ritmo na linguagem tonal
Análise de 3 temas da música clássica - Frase na música tonal
- O Tonalismo como critério de estruturação formal
- Barroco
- Classicismo
- Romantismo
A Metodologia geral
O intuito de estudar as Técnicas de Composição é possibilitar que o aluno tenha conhecimento técnico para compor e analisar músicas diversas, sendo capaz de perceber a sua construção e propor interpretações e realizações.
O funcionamento das aulas
As Aulas podem ser em grupo ou individuais, com o objectivo de estudar as técnicas que contribuem à prática musical de cada aluno (composição ou interpretação intrumental).
Elas acontecem uma vez por semana com horário fixo, por Zoom, e têm duração de aproximadamente 2 horas para aulas em grupo ou 50 minutos para aulas individuais.
A orientação do estudo
As técnicas de composição referem-se às ferramentas, habilidades e estratégias utilizadas pelos compositores para criar música original. Essas técnicas abrangem aspectos como o desenvolvimento de ideias musicais, a exploração de harmonias e texturas, a construção de estruturas musicais coerentes e a utilização de técnicas de orquestração.
As técnicas de composição podem variar dependendo do estilo musical, da época e do propósito da obra, mas geralmente envolvem uma combinação de teoria musical, criatividade, experimentação e domínio dos recursos expressivos disponíveis.
No campo da Harmonia, pretendemos abordar as técnicas básicas e aprofundadas de harmonização e análise harmónica, possibilitando que o aluno aprimore suas habilidades musicais e compreenda o discurso musical.
De maneira geral, podemos nos apoiar nos conceitos da Harmonia Funcional segundo Diether de la Motte e no livro «Teoria da Harmonia» de Arnold Schoenberg.
Conteúdos gerais
Nas aulas de técnicas de composição, estudamos:
- Harmonia
- Contraponto
- Teoria da música
- Estilos e períodos históricos
- História da música
- Estética
- Psicanálise
O estudo de técnicas de composição visa a construção de ferramentas composicionais e de execução musical. Estas ferramentas facilitam a obtenção dos resultados estéticos e artísticos desejados na composição e na performance.
Ao analisar as músicas e as técnicas composicionais de outros compositores, o aluno observa os processos de criação e organização musical, aumentando os seus recursos expressivos, ampliando suas ferramentas composicionais, aguçando a sua criatividade, refinando o seu julgamento musical e desenvolvendo o seu senso estético.
O estudo da estética e da psicanálise servem para que os alunos aumentem sua capacidade argumentativa e a sua clareza dos conceitos e propostas musicais existentes, visando sustentar as suas próprias propostas estéticas.
O Professor
O professor tem sólida formação em música e mantém uma ativa produção artística, com obras premiadas em concursos de composição musical.
As suas aulas primam pelo cuidado técnico, estético e didático, com um olhar atento às relações humanas.
Gilson Beck
É pianista, compositor e professor.
Trabalha desde 2006 com o Ensino Online e com o Ensino de Música, nomeadamente Piano, Formação Musical e Composição.
É Mestre em Composição Musical, foi premiado três vezes consecutivas pela Fundação Nacional das Artes e utiliza as tecnologias digitais na sua produção artística.
Começou a trabalhar em Portugal em 2009, no âmbito do Ensino Artístico Especializado.
Nesse contexto de ensino público em Portugal, desenvolveu as conceções que sustentam a Nós Bobôs.
Trabalhou com Ensino Online na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre 2006 e 2012, onde fez parte da primeira equipa de Tutores Virtuais do curso de Licenciatura à Distância em Música, no programa de educação à distância.
Recebeu o «Prêmio Funarte de Composição Clássica» 3 vezes consecutivas (2010, 2012 e 2014) com as suas composições.
Tem o Mestrado em Composição Musical pela Universidade de Évora e a licenciatura na Universidade de Campinas/Escola Superior de Música de Lisboa. Além disso, teve aulas privadas com o compositor Almeida Prado.
No seu trabalho de mestrado, desenvolveu uma técnica de composição musical relacionada com a Psicanálise Lacaniana e com a teoria dos Nós (Nó Borromeano).
Com o intuito de perceber melhor as formas de relações humanas, estuda Psicanálise na Antena do Campo Freudiano (ACF-Portugal, Lisboa). Além disso, mantém oficinas e mini-cursos de Escuta Empática na Educação e uma Roda de Parentalidade.
Vídeos
Composições do Professor
Après Rêverie
Para violino e piano.
Inspirada na composição «Rêverie» de Claude Debussy.
Compositor: Gilson Beck.
Edição de partitura e instrumentos virtuais: MuseScore.
Exsangue II
Para 7 violoncelos.
Obra em estreia mundial, vencedora do Prêmio Funarte de Composição Clássica em 2012.
Compositor: Gilson Beck.
Diretor artístico e regente: Kayami Satomi.
Intérpretes: UDI Cello Ensemble (Gabriel Gonçalves, Isaac Andradem Paulo Arruda, Eder Belchior, Brunno Thayer, William Neves, Ezequiel Urbano).
Ed Natura Taurus
Improvisação orientada inspirada nas características do signo de Touro.
Piano e criação: Gilson Beck.
Samambaia (Vitral nº1)
Para piano solo.
Piano: Eduardo Tagliatti.
Ligações Externas
- Universidade de Évora – Escola de Artes
- Universidade de Campinas – Instituto de Artes
- Universidade Lusíadas de Lisboa.
- Curso de Musicoterapia da Universidade Lusíadas de Lisboa
- Almeida Prado – Compositor
- Ju Cria Canto
- Antena do Campo Freudiano de Lisboa
- Wikipedia – Composição Musical
- Wikipedia – Composition Musicale