Pipol 11
Clínica e crítica do patriarcado
Grupo de leitura
Grupo de leitura Pipol 11
Grupo de leitura dedicado à leitura e ao estudo dos textos preparatórios ao Pipol 11 – Congresso Europeu de Psicanálise que se realizará nos dias 1 e 2 de Julho de 2023 em Bruxelas – Bélgica.
O argumento
Clínica e crítica do patriarcado
No argumento do Pipol 11, lemos que o o patriarcado é «considerado como um sistema social, cultural e económico construído pela dominação e exploração das mulheres pelos homens, das minorias de raças, de classe ou de género pela maioria branca, colonialista, burguesa et heteronormativa…» Contra ele, o patriarcado junta as lutas feministas, as ideologias ditas «woke» e o ativismo da comunidade LGBTQIA+.
O tema do patriarcado reaparece hoje em força e seria tido como o responsável do mal-estar contemporáneo, explorado principalmente nos estudos universitários americanos e com ecos nos médias. Mas ele também é escutada no discurso dos analisandos e a psicanálise, que desde sua invenção com Freud colocou em causa a ordem patriarcal, paradoxalmente hoje seria acusada de ser cúmplice de sua manutenção, colocando o pai no centro da subjetividade humana.
É a partir do ângulo clínico (a partir do que se escuta e o que se opera nas análises) que o Pipol 11 abordará esta questão do patriarcado. E este grupo de estudos seguirá este caminho e esta orientação, propondo-se a fazer uma leitura ao pé da letra dos textos preparatórios para o congresso.
O estudo da psicanálise
Este grupo de leitura está dedicado ao estudo dos textos de Psicanálise ligados ao Pipol 11 – Congresso Europeu de Psicanálise, mantendo sua orientação com Freud e Lacan.
Sua intenção é ser um espaço para o estudo e aprofundamento dos conhecimentos em psicanálise, com foco principal no tema do congresso.
A Leitura da Psicanálise
A leitura da Psicanálise não é uma leitura que busca a partilha de sentidos. Também não é a leitura feita com um significado a partir do senso comum, onde o que se compreende é quase independente e desvinculado das palavras que foram ditas – o ouvinte entende o que quer entender.
Partir efectivamente da palavra que é dita: esta é a chave de leitura da Psicanálise, uma leitura que chamam de «ao pé da letra», uma leitura feita a partir dos significantes que cifram algo.
O Grupo
Este grupo de leitura constituiu-se em Portugal e online como uma actividade preparatória ao Pipol 11 – Congresso Europeu de Psicanálise.
Partirá da leitura dos textos publicados no blogue do congresso, textos organizados pela comissão que produz o Pipol.
Periodicidade e horário
Será realizado através de reuniões periódicas via Zoom.
O horário será combinado com os interessados.
Está aberto a todos que querem ler e estudar este tema a partir da psicanálise (clínica).
Inscrições e participação
As inscrições estão abertas e a participação deseja-se livre e engajada.
Não tem custo financeiro, mas é necessário empenho pessoal.
Para participar, entre em contacto:
- +351 912 104 122
- nos@nosbobos.com
- @nosbobos