loader image


Os Textos da Nós Bobôs

A produção escrita da Nós Bobôs, a construção teórica desta proposta.

Pela escrita, elaboramos as concepções pedagógicas e metodológicas que mantêm a proposta e a prática adequadas ao mundo contemporâneo.

  • Paternidade e despedida

    Ou Esboço sobre paternidade e perda #1 Tento cercar a sensação que tenho: a paternidade tem uma relação direta com a perda. Ser pai é amar algo sabendo da grande possibilidade de que esse algo pode ser arrancado de si facilmente. Ou seja, a paternidade está em relação direta com a perda, com suportar a…


  • O Universal e o Singular na Psicanálise – Télévision

    «”que posso saber?” Resposta: nada que não tenha a estrutura da linguagem, de todo modo, donde resulta que até onde irei dentro desse limite é uma questão de lógica.» Lacan, Televisão, p. 534 «Quanto ao sujeito do inconsciente, ele engrena sobre o corpo. Será preciso repisar que ele só se situa verdadeiramente a partir de…


  • Sobre o amor de amizade

    O amor tornou-se meu tema de predileção. Ele apareceu como contraponto para solucionar algumas questões após 2 anos de estudos sobre violência e não-violência. A questão que trouxe o amor era saber sobre o que impediria o desencadeamento da violência. A hipótese é que o amor funcionaria como uma borda, um basta, um significante que…


  • Grupo de Estudos – Querer uma Criança

      Apontamentos do grupo de estudos.   03/Fev/2021 Temas do Congresso Pipol 10:   Nota sobre a criança Jacques Lacan: Outros Escritos. p. 369-370, Jorge Zahar Editora. Criança como objeto do fantasma materno Criança como sintoma da família (verdade de uma família) PDF aqui.   Próximo encontro José Martinho falará sobre “orientação lacaniana” que podemos…


  • Sobre o Desejo, pela Necessidade e Demanda

    d = N – D d = DesejoN = NecessidadeD = Demanda A Demanda se faz com palavras, é o que se pode falar da Necessidade. É aquilo que se pode pedir para articular, organizar e atender a Necessidade.Pela Demanda se comunica, aos outros e a si, o que se necessita, o que se precisa…


  • Ano Red Hot

    Apontamentos sobre o acaso, a contingência e o que pode ecoar. Hoje, uma surpresa do acaso conduziu-me novamente à Física, às ondas, às atrações e à mágica dos pozinhos.A seguir o fluxo, retomo um fragmento escrito no final de 2018. Foi um ano Red Hot.Como tudo que sempre lá está, escondido, basta alguém observar que…


  • A Caixinha d’Ele ao Vento do Oriente

    Ao pé do Tejo. Café. Eles se encontram pela primeira vez. Nunca tinham se encontrado, apesar de se conhecerem bem. Eles se falam há aproximadamente 14 anos. K tem 20 anos, é do signo de Capricórnio. F tem 45 anos, Aquariana com ascendente em Sagitário. Nenhum dos dois mora em Lisboa. K esteve na cidade…


  • Apontamentos de Disciplina Positiva 

    O que me deixa curioso na Disciplina Positiva é o termo “Positivo”. Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, positivo não indica bom ou mau, apropriado ou desapropriado.Positivo tem o sentido de afirmação, de não-negação, de sugerir algo. No lugar da proibição, colocamos a sugestão ou o direcionamento. Podemos substituir a negação e…


  • Sobre limites e palmadas

    Carta a um amigo Querido, Percebo e compartilho da tua preocupação com o facto de que é preciso dar limites às crianças. Também compartilho da tua preocupação com a ação dos pais. Não consegui ser conciso nesta carta pois os limites na educação dos filhos é uma questão importante para mim. Creio que os limites…


  • A Manhã do Concerto

    Concertos são momentos que podem provocar situações inusitadas, inesperadas e imprevisíveis. São momentos de tensão que podem disparar comportamentos diversos, surpreendentes e não habituais. Como lidar com a sombra assustadora que pode erguer-se sobre quem tocará num concerto? O concerto é à tarde. Ela tem aula comigo no final da manhã. 8 anos, aproximadamente. 8…